top of page
Buscar
  • Foto do escritorMelissa Trevisan

Inovação - #EU ACREDITO

Atualizado: 21 de abr. de 2018



Inovação é sem dúvida é “Top of Mind” dos congressos de TI, tenho acompanhado com interesse o conteúdo destes eventos, e me surpreendo sempre, não por não serem assuntos de pouco interesse ou por não disporem de  grandes palestrantes, mas por estarmos vendendo o “VELHO” como NOVO, mas o mais inesperado é quando realmente verifico, que o “VELHO” é realmente “NOVO”, pelo menos para a maioria dos participantes do vento. Neste Momento começo a perceber que realmente estamos longe de alcançarmos um pais de Inovações e novas tecnologias, pois não investimos no principal, formação dos profissionais, divulgação de novas metodologias.


Um grande exemplo “Design Thinking”, a primeira referência do termo é de 1969, sendo que em 1973 houve uma maior popularização do termo. Tenho acompanhado este item desde 2012, e foi tema de inúmeros congressos de inovação este ano de 2016. Acredito ser indispensável pensar em design thinking alinhado a inovação, mas minha maior preocupação é justamente essa, são necessários quantos anos para passarmos a valorizar e dar devida importância as novas metodologias disponíveis no mercado?O que poderíamos ter realizado neste últimos 10 anos (para não exagerar, pois se considerarmos que este termo esta presente desde a década de 70..),  sendo  um povo tão criativo como nós brasileiros.


Costumamos falar muito sobre os desafios da Ti,  acredito que um dos maiores desafios da TI brasileira é capacitação de seus profissionais ,  apresentar ferramentas, metodologias, troca de conhecimento para que nossos “Pescadores” utilizem  para a cada dia criar e desenvolver suas habilidades. Sem dúvida somos um dos povos mais criativos, não apenas pela nossa capacidade de flexibilizar, de abstrair, mas também pelo fato de mesmo com todas as adversidades ainda assim entregamos inovação, esses inovadores são Heróis da nossa sociedade, pois acreditem se tiveram mais de 10% de apoio para os 90% mínimo de persistência necessária , são exceção entre tantos que tem apenas 100% de persistência e 0% de apoio.


Vou propor uma "INOVAÇÃO", vamos divulgar, trocar informações, técnicas, metodologias, vamos tornar acessível o conhecimento, distribuir de forma colaborativa, e assim em alguns anos, quem sabe, a INOVAÇÃO esteja presente em nossa sociedade de TI, sem precisarmos de quarenta anos de distanciamento.

Alguém  já pensou onde seríamos capazes de chegar?


Para quem ainda acredita...

88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page